Postura adequada para um sono saudável

 

De Lado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posição recomendável: a postura de lado é recomendável, quando de maneira correta, conforme o desenho acima e alternado os lados.

O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e a cabeça. Abraçar um travesseiro acomoda melhor os braços e permite melhor equilíbrio do tronco e conforto ao dormir. Colocar um travesseiro entre os joelhos alinhando-os ao quadril e coluna, melhorando o relaxamento da musculatura.

 

Posição não recomendável: Deitar-se com a coluna toda curva, na postura fetal é prejudicial à coluna, pois mantém a coluna em C, o que é contra a anatomia das regiões lombar e cervical e acentua a cifose dorsal.

 

Posição não recomendável: O braço embaixo do travesseiro além de prejudicar á circulação sanguínea, pode gerar compressão de nervo periférico, bursite de ombro, contraturas musculares na região cervical e ainda favorecer a escoliose.

 

Posição não recomendável: Mesmo com um travesseiro sob o abdome, de barriga para baixo não é uma posição muito recomendável, pois não há como evitar a torção da coluna cervical uma vez que ninguém dorme com o rosto enterrado no colchão ou travesseiro. A torção pode criar contraturas no pescoço dificultando o relaxamento e o sono profundo.

 

 

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De barriga para cima

Posição Recomendável: para dormir de barriga para cima corretamente, é necessário que o travesseiro não seja alto, nem baixo demais, de forma a sustentar da cabeça junto ao corpo respeitando a curvatura natural da coluna cervical. Para evitar o aumento da lordose lombar é importante o uso de um travesseiro ou rolo ou cunha embaixo dos joelhos. Deixar os braços relaxados ao lado do corpo ou sobre o abdome, nunca elevados ao lado da cabeça. Com esses cuidados você permite que sua coluna se mantenha em posição neutra facilitando o relaxamento da musculatura.

Posição não recomendável: Evitar os travesseiros altos demais, os mesmos favorecem o aumento da cifose dorsal e aumentam a probabilidade de tensão na região cervical e contraturas na mesma região. A falta de um apoio abaixo dos joelhos aumenta a lordose lombar e ainda a hiper extensão dos joelhos pode favorecer a uma tendinite.

Posição não recomendável: O não uso de travesseiros faz com que a musculatura se mantenha em tensão permanente não permitindo o relaxamento. Gerando curvaturas inadequadas na coluna.

Posição não recomendável: O não uso de travesseiros faz com que a musculatura se mantenha em tensão permanente não permitindo o relaxamento. Gerando curvaturas inadequadas na coluna.

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